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Metodologia do projeto

Publicado: Terça, 30 de Janeiro de 2024, 18h01 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 18h01 | Acessos: 29

1. CARACTERIZAÇÃO:
É um projeto de extensão universitária de caráter educativo, sociocultural, científico e tecnológico, vinculado área de saúde, área temática de saúde e linha de extensão Pessoas com deficiências, incapacidades e necessidades especiais. Será composto por uma equipe multiprofissional, composta por médica neuropediatra, psicólogo, terapeutas ocupacionais, fisioterapeuta, enfermeiras e biomédica, bem como futuros profissionais da área de biológicas, saúde e humana. O período do projeto será desenvolvido no período de abril de 2023 a março de 2025. As atividades do projeto serão desenvolvidas no Laboratório Racionalidades Plurais, Diversidades e Transversalidades: tessituras extensionistas de saberes, vivências e práticas Interdisciplinares (LAB_RADITE/ICB/UFPA) e no m parceria com o Hospital Universitário
Bettina Ferro de Souza (HUBFS/UFPA). No HUBFS será realizado em um consultório médico, onde a médica neuropediatra realiza atendimento. No LAB_RADITE serão disponibilizadas duas salas, devidamente equipadas para realização de estimulações sensoriais, uma sala de estimulação de integração sensorial e motricidade e uma sala de interação social. Ademais a o projeto conta com professoras e professores e parceria com a Universidade da Amazônia e Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU Belém).

2. PÚBLICO ALVO:
Serão envolvidas no projeto 40 (quarenta) crianças/adolescentes com diagnóstico de Encefalopatia crônica não evolutiva, na faixa etária de 2 (dois) a 16 (dezesseis) anos. No sentido e definir as estratégias mais adequadas de abordagem nas atividades, serão estabelecidos critérios de inclusão e exclusão. Os critérios de inclusão serão: 1. Crianças e adolescentes com diagnóstico de ECNE; 2. Estar na faixa etária entre 2-16 anos, inclusive; 3. Responsável ter aceitado a participação do menor na atividade comprovada pela assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE). Os critérios de exclusão serão: 1. Crianças e adolescentes não residentes em Belém; 2. Crianças e adolescentes com déficit cognitivo grave.

3. MATERIAIS
Serão elaborados: - folders, a serem utilizados em orientações com cuidadores; 1 (um) TCLE; 3 (três) questionários semiestruturados diferentes, sendo um para avaliação inicial (contendo histórico e evolução da ECNE, aspecto socioeconômicos, dificuldades e comprometimentos decorrentes); outro para avaliação das atividades de estimulação sensorial com artístico-lúdico e a evolução das crianças e adolescentes, a partir da percepção do cuidador/a e um terceiro para avaliar as atividades do projeto. Os materiais a serem utilizados serão materiais produzidos pela equipe ou adquiridos comercialmente (jogos, livros, CDs, tinta, lápis, giz de cera, brinquedos, etc).

4. PLANEJAMENTO
A equipe multiprofissional fará planejamento das metodologias a serem utilizadas nas intervenções e dos critérios avaliativos, que constituirão um protocolo de execução e avaliação, mediante a análise de informações do prontuário médico do HUBFS, sobre cada criança e adolescente, no sentido de definir as atividades mais adequadas a serem realizadas em cada sessão. O planejamento se dará antes do início do desenvolvimento do projeto e este será avaliado durante toda a execução. Um total de 1080 horas será a carga horária total do projeto (equivalência de 20 horas semanais/ano), sendo 360 horas destinada as reuniões, capacitações, elaboração de matérias e instrumentos, avaliação de resultados e elaboração de relatórios e produção científica, e 720 horas destinadas a planejamento, organização e realização das
atividades, como avaliação médica, aplicação de questionários e as sessões individuais e coletivas.

5. ESTRATÉGIAS
5.1. Reunião da equipe multiprofissional e capacitações - Serão realizadas reuniões mensais entre a equipe multiprofissional, para organização, planejamento e semanais (por equipes) e para avaliação das metodologias e das estratégias utilizadas. A equipe receberá capacitação sob a forma de minicurso e grupo de estudo sobre Encefalopatia crônica não evolutiva e artístico lúdico como estratégia complementar na estimulação cognitivas e de interação social de pessoas com ECNE.
5.2. Avaliação médica - Será realizada anamnese e exame físico das crianças e adolescentes pela neuropediatra, antes de iniciar as atividades do projeto e a cada 10 eventos (atividades) e ao final do projeto. Os critérios de avaliação neurológica que serão utilizados para serão: I. Atitude; II. Facies; III. Psiquismo; Estado de consciência, atenção, memória, afeto; IV. Sistema osteomuscular e função motora; V. Equilíbrio; VI. Funções sensitivo-sensoriais; VII. Funções tróficas e neurovegetativas; VIII. Nervos cranianos.
5.3. Avaliação por meio de questionário semiestruturado - O primeiro questionário será aplicado, após a assinatura do TCLE, no primeiro dia, após a avaliação médica. Um segundo questionário será aplicado durante o projeto, para avaliar a evolução das crianças ou adolescentes, frente as atividades realizadas e servir de base para avaliação das atividades. Um terceiro questionário será aplicado, enquanto instrumento avaliativo, ao final da realização das atividades do projeto.
5.4. Escuta psicológica com as mães das crianças ou adolescentes com ECNE - Considerando que mães de sujeitos com ECNE, desde o diagnóstico passaram por período de adaptação, luto e enfrentamento do desconhecido, importante se faz um espaço terapêutico com acolhimento estruturado na escuta qualificada, muitas vezes ausente. Esse espaço, sob orientação de uma psicóloga da equipe.
5.5. Atividades artístico-lúdicas - As atividades, envolvendo estratégias artístico-lúdicas terão sua orientação com base na avaliação médica. Cada criança ou adolescente realizará sessões individuais e coletivas, a serem planejadas em quantidade, bem como se serão realizadas no mesmo dia, mediante especificidades e singularidades de cada criança ou adolescente e familiar. As sessões, individuais e coletiva terão duração 1 (uma) hora. Nas atividades coletivas o número de sujeitos com ECNE participantes será definido mediante critérios cognitivos e das funcionalidades, durante o planejamento. Em todas as atividades serão realizadas atividades artístico-lúdicas, com a utilização de jogos, atividades recreativas musicais, teatro, dança, brincadeiras e estratégia da palhaçaria. Durante essas sessões, as crianças e adolescentes irão receber estímulos cognitivos, sonoros, visuais e táteis, bem como de interação social. As sessões em grupo e individuais serão um espaço de interação entre cuidadores, as crianças/adolescentes e a equipe, com vistas a permitir maior interação
e troca de saberes e socialização. Serão realizados de registros fotográficos e anotações sobre as atividades desenvolvidas.

6. ANÁLISE DOS RESULTADOS
As análises dos resultados obtidos, tanto com o protocolo desenvolvido nas intervenções, como das informações armazenadas num Sistema de Controle de Sujeito com ECNE digital - alimentado pela equipe, após cada atividade - serão realizadas trimestralmente.

7. AVALIAÇÃO DO PROJETO E DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS
Todos os procedimentos e intervenções farão parte de um protocolo a ser organizado e planejado pela equipe multiprofissional. Reuniões mensais de avaliação desse protocolo serão realizadas, visando adequar procedimento. Dos resultados obtidos: serão utilizados os questionários aplicados junto ao cuidador e as avaliações médicas. Do projeto: a avaliação será baseada frente a eficácia e efetividade pela equipe do projeto.

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