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Objetivos do projeto

Publicado: Quarta, 14 de Agosto de 2019, 13h25 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 17h47 | Acessos: 1874

1. OBJETIVO GERAL
Contribuir com o desenvolvimento de habilidades e melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes com encefalopatia crônica não evolutiva, acompanhadas no HUBFS/UFPA, mediante realização de atividades de estimulação sensorial/psicomotora e de interação social, utilizando estratégia artístico-lúdicas e, com a construção de conhecimento, habilidades e atitudes com discentes da Biomedicina da UFPA e demais envolvidos, por meio de estudos, vivências e reflexões, durante as atividades do projeto.

2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

2.1. Contribuir para elevação dos padrões de qualidade na formação acadêmica e qualificação de profissionais e docentes-pesquisadores, por meio de atividades voltadas para o desenvolvimento de novas experiências, capazes de enriquecer o ensino-aprendizagem e a multiplicação de conhecimentos técnico-científicos;
2.2. Permitir a discente do curso de Biomedicina e demais cursos da área de saúde, biológicas e humanas, participantes do projeto, um espaço de diálogo interdisciplinar e de entendimento dos elementos que norteiam a construção do conhecimento, baseado no aprender a aprender, na conjugação ensino-pesquisa-extensão e na interdisciplinaridade;
2.3. Contribuir com a sensibilização de futuros profissionais com o comprometimento com as realidades sociais, integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento prestado a sujeito, famílias e comunidades.
2.4. Possibilitar a articulação dos diferentes conteúdos, opiniões, valores e visões, na construção de pensamento crítico-reflexivo, numa percepção da ecologia de saberes e ética de cuidado, a partir das vivências e interpretação da experiência, mediante reflexão crítica, reafirmando o compromisso com o social e a cidadania, estabelecido no PPC da Biomedicina;
2.5. Proporcionar um espaço de aproximação e vivência no sistema de saúde, mediante acesso aos prontuários, para coleta de informações de sujeitos com ECNE, bem como durante as consultas médicas e de avaliação das atividades, para discente da Biomedicina e demais cursos;
2.6. Estimular discentes da Biomedicina e demais cursos para a compreensão dos processos envolvidos na cognição, permitindo dessa forma desenvolvimento de habilidades para a construção de materiais e produtos artísticos e lúdicos e adequação, para a adequada estimulação, na realização das atividades individuais e coletivas com pessoas com ECNE;
2.7. Proporcionar um espaço funcional de estimulação cognitiva, por meio das estratégias artístico-lúdicas, com as crianças/adolescentes, para a melhorias das habilidades motoras, de linguagem e psicossocial, envolvendo o contato corporal, brinquedos visuais espaciais, brinquedos com som, atividades com músicas, histórias infantis, onde discentes da Biomedicina e demais envolvidos construirão e participarão dessas vivências;
2.8. Permitir à/aos cuidadoras/es a participação nas atividades, no sentido de permitir segurança e apoio às crianças ou adolescentes, bem como prestar orientações, com a participação de discentes da Biomedicina e demais cursos, para que possam realizar as atividades no ambiente domiciliar;
2.9. Proporcionar um espaço terapêutico com acolhimento estruturado na escuta qualificada, com as mães das crianças/adolescentes, com a participação de discentes do curso de Psicologia da UFPA e da Uninassau, sob a orientação de uma psicóloga da equipe;
2.10. Avaliar a progressão de habilidades nas crianças/adolescentes com ECNE, que participam das atividades do projeto, no sentido de analisar as atividades, bem como adaptar os protocolos;
2.11. Estimular discentes da Biomedicina e demais a socializar o conhecimento científico por meio da comunicação dos resultados obtidos em publicações científicas.

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